G8 faz a segundo reunião do bloco

22-09-2010 19:27

O G8 fez ontem, 21 de Setembro, sua segunda reunião contando com a presença do Brasil, China e Estados Unidos.

Os países disseram que estão quase chegando a um acordo para que seja melhor para eles e o Afeganistão. Diante a pergunta feita se irão ajudar o Afeganistão depois que chegarem ao consenso da retirada das tropas, já que o país foi devastado devido à quantidade enorme de tropas, os países disseram que esse foi o assunto mais discutido na reunião e irão dar uma declaração oficial depois que for totalmente resolvido.

A França declarou que irá retirar somente suas tropas militares, depois da pergunta sobre a contradição dita por eles na primeira reunião da União Europeia. O Brasil também pretende tirar suas tropas militares do Afeganistão.

Para o G7 dará sim para conciliar os interesses do BRIC e da Rússia, uma potência bélica, com seus interesses.

Os Estados Unidos deu sua declaração também, após a coletiva. Foram feitas algumas perguntas relacionadas à tortura realizada pelos soldados no Iraque e no Afeganistão, as delegadas disseram que por não ser um tema discutido esse ano não iriam responder, só iram falar algo se for tocado nesse assunto durante o debate no comitê, e quando a pergunta foi complementada onde se citava o sentimento de revanche ao Taliban, a delegada disse:

“É muito claro que o Taliban é um inimigo do mundo inteiro, afeta o mundo inteiro, principalmente os Estados Unidos, mas afeta a França também, afeta a Alemanha, então não é uma questão Estados Unidos e Taliban.”

Para os Estados Unidos se as tropas forem retiradas de lá o Taliban voltara ao poder e não retiraram suas tropas do Afeganistão.

 

 

—————

Voltar